Contato principal
Av. Rogério Weber, 2396 - Caiari
Porto Velho, RO
BR 76801-160
Centro Cultural, de Documentação Histórica e de Memória do Poder Judiciário do Estado de Rondônia
O projeto de preservação da memória do Judiciário, vem se desenvolvendo desde 1999, quando foi criado o CDH – Centro de documentação Histórica, pela resolução n° 017/99. A criação do Pronome- Programa Nacional de Gestão Documental e Memória do Poder Judiciário que tem como objetivo a preservação da memória (Recomendação n. 37/2011 e 324/2020), considerando a publicação do Pronome pelo CNJ, foi publicado o ATO N° 712, uma Política de Gestão Documental e de Memória no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Rondônia. O Centro Cultural e de Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia desembargador Hélio Fonseca (CCDH), se tornou um patrimônio Histórico-cultural de Porto Velho, que busca disseminar à história do Judiciário de Rondônia para a população, o CCDH realiza atividades culturais e artísticas. O CCDH contém um acervo de processos judiciais históricos, acervo fotográfico. O centro também possui mobiliário em exposição, a mobília data desde o período do Território Federal de Rondônia.
O Centro Cultural e Documentação Histórica do Tribunal de Justiça de Rondônia, está localizado na rota turística e cultural da capital, o prédio fica em frente à Praça das Caixas d’Água, um dos principais pontos turísticos do estado, próximo a Casa da Cultura Ivan Marrocos, Teatro Banzeiros, Museu Palácio da Memória Rondoniense e outros.
O horário de funcionamento do local é das 10h às 17h.
O prédio não possui acessibilidade.
O prédio possui uma sala de multifuncional disponível ao público onde pode ser realizadas diversas atividades como exposições temporárias, aulas e apresentações artísticas e também possui um espaço disponível no pergolado para atender a população que deseja fazer uma leitura no local, alguns livros são disponibilizados pela instituição. Ambos os espaços conta com acesso a internet grátis via wi-fi. Para solicitar a utilização da sala multifuncional deverá ser encaminhado uma solicitação por e-mail para ccdh@tjro.jus.br
Versão preliminar
Mínimo
Criação: Estagiária: Ingrid Caroline Martins Sussuarana. Revisão: Cassia Liliane de Oliveira Barbosa, Luiz Felipe Sandes Nogueira.